Como é tocar em um ministério de louvor?

Tocar no ministério de louvor de uma igreja é um sonho de muitos músicos, não por estarem tocando seu instrumento para o público, mas sim para louvar e adorar a Deus. E, muitas vezes, vai ser tornando algo mais além do que um simples ministério. No entanto, existem certos momentos de músicos que não possuem muita afinidade com a música cristã e acaba gerando certas frustrações que os fazem desistir de ser um levita. Muitos subestimam a música cristã por ser simples e bem fácil de acompanhar, mas não é bem assim. Como todo gênero musical tem sua particularidades, isso acaba fazendo com que a pessoa tenha que estudar e ouvir mais para poder se encaixar, pois não adianta você estar num ministério e ouvir poucas músicas do estilo.
Quando cheguei na Igreja Quadrangular, estava dois sem tocar guitarra, apenas transferia o que eu sabia do mesmo no meu violão. Conheci um levita muito carismático e que me recebeu com muita educação e pediu para que eu tocasse o que eu sei, e ele disse que eu mando bem. Eu nunca tive muita afinidade com música gospel, pois era um estilo que não ouvia com muita frequência, eu curtia muito mais um Heavy Metal, Pop, Reggae e Rock, são meus estilos favoritos (até hoje escuto). Apesar de ser criado praticamente na Igreja Metodista e ser batizado na mesma, não escutava muitas músicas do ramo, mas esse ano mudou muito.
Minhas referências eram: Fernandinho, Oficina G3, PG e Diante do Trono. Algumas músicas fui baixando para poder me familiarizar, até que certo dia, o levita disse que eu já poderia tocar no culto de jovens, mas como contra-baixista. O contra-baixo não é meu instrumento de trabalho, mas aceitei não só pelo fato de estar empolgado, mas sim por fazer algo que eu queria a muito tempo pra Deus. Foi uma noite muito boa, apesar de ter errado algumas notas devido ao nervosismo e algumas músicas que eu não sabia tocar.
Na segunda vez não me sai muito bem, pois as músicas eram mais complexas, não por terem solos de guitarra rápidos, mas sim muitos acordes, acordes diminuto, acordes com sétima maior e por ai vai... Não foi um dos melhores dias pra mim, acabei muito decepcionado comigo mesmo e acabei frustrado, pois não estava para alegrar homens, mas sim à Deus. Mas com ajuda do pessoal do louvor, essa frustração foi diminuindo durante o ensaio.
Uma das coisas que um "calouro" tem dificuldades de se adaptar, além de um grande número de músicas, é se encaixar no grupo, pois nem todos tem a mesma visão que você têm, e pode se tornar algo muito cansativo para o individuo recém chegado, principalmente se você for tímido. Em certos momentos você tem que entender como o outro pensa e como funciona tal dia e que músicas você tem que tocar. As queremos tocar músicas agitadas, porém cada dia tem seu momento pra isso. Em relação à timidez, se você conversa pouco, mas tem uma pessoa que conversa sempre, terá mais apoio para poder prosseguir no ministério. É sempre bom ter amizade com pessoas mais experientes, pois assim o seu repertório, suas relações e diálogo darão um salto. Tem horas que nos deparamos com um levita que aparenta não ter muitos amigos, todavia, conforme vai passando o tempo, o gelo vai quebrando, é só esperar.
Conforme vai passando o tempo, fica mais fácil de conciliar as coisas, principalmente com o tempo, pois é preciso algumas adaptações com ele. É claro que o tempo ás vezes é implacável e pode te deixar maluco e desesperado, entretanto gradualmente vai construindo um hábito e daqui a pouco está tirando de letra tudo. O mais importante é ter prazer naquilo que está fazendo, pois não adianta fazer algo forçado e sair de cara amarrada.
Lembre-se, você está louvando à Deus e não à homens, os homens te decepcionam. Já Deus nunca te decepcionará. Irá ter pessoas que não vão gostar de ter ver no altar, o que mais tem em igrejas é isso, lobos disfarçados de cordeiros, irão falar que você não merece estar lá e que seu feeling é ruim, mas não se abale por isso, pois é você que está lá em cima, não eles.

Prestem culto ao Senhor com alegria;entrem na sua presençacom cânticos alegres. Salmos 100:2
No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. João 4:23

Comentários
Postar um comentário